Acessibilidade
0800-400-4343
[email protected]

Baixe nosso app

Problemas na Iluminação Pública?

Abra um chamado Consulte um chamado aberto
Manutenção energia
Monumentos já estão com as cores do mês

Londrina entrou agora no “Dezembro Verde”, para chamar a atenção da população de Londrina sobre os maus-tratos e abandono de animais domésticos. Por isso, a prefeitura decorou e verde oito pontos de passagem, de visitação e monumentos: Viaduto Édson de Jesus Deliberador (na Avenida Dez de Dezembro), Monumento “O Passageiro”, Concha Acústica, a fachada da Biblioteca Municipal, Monumento Bíblico, Barragem e Cascata do Igapó e a Praça da Garça, na Avenida Maringá.  O trabalho foi feito pela Londrina Iluminação.

 

Entre janeiro e setembro deste ano, a Secretaria Municipal do Ambiente, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, contabilizou 613 denúncias recebidas de maus-tratos aos animais. “O abandono, na maior parte das vezes, não é registrado por falta de provas ou pelo fato de as pessoas verem acontecer, infelizmente”, lamenta a vereadora Daniele Ziober, autora da Lei nº 12.849/2019 que instituiu o Dezembro Verde na cidade.

 

Abandonos - As situações mais recorrentes, segundo a Diretoria de Bem-Estar Animal da SEMA, são abandono de animais por inquilinos, alimentação feita de forma incorreta e animais presos em local inadequado ou sem abrigo. São definidos como maus-tratos diversas práticas, como agredir ou golpear animais; abandonar, envenenar ou causar sofrimento físico a eles; manter animal em local desprovido das condições mínimas de higiene e asseio; abusá-los sexualmente; e deixar de prestar a assistência veterinária e demais cuidados que garantam o bem-estar animal, entre outras atitudes. E quando ocorrem casos de envenenamento, violência ou agressão, é preciso procurar uma delegacia da Polícia Militar para fazer um boletim de ocorrência, dessa forma, os fiscais da DBEA serão acionados para averiguar o caso. Não é suficiente fazer a denúncia somente com base em vídeos ou fotografias enviadas.

 

Quem presenciar uma situação de maus-tratos pode fazer a denúncia por meio do formulário on-line e os dados do denunciante não serão divulgados. Os casos relatados são atendidos em até dois dias úteis, dependendo da urgência. (Com Portal Bonde).

Publicado em: 02/12/2022 15:23