Acessibilidade
0800-400-4343
[email protected]

Baixe nosso app

Problemas na Iluminação Pública?

Abra um chamado Consulte um chamado aberto
Manutenção energia
Lago Igapó 2 e Gleba Palhano ao fundo. Foto: Augusto Soares/Londrina Iluminação

A prefeitura de Londrina está entregando oficialmente a conclusão do programa municipal "Londrina Cidade Iluminada", que é a troca das antigas lâmpadas das ruas, avenidas, rotatórias e praças públicas pela tecnologia “Light Emmiting Diode”, o popular LED. Até as sedes dos distritos rurais foram beneficiadas. No todo, o município de Londrina conta com 63 mil pontos de luz.

 

O programa de modernização, executado pela Londrina Iluminação, companhia pública municipal delegatária dos serviços de iluminação pública, custou R$ 140 milhões para a prefeitura até o seu encerramento, oficializado no final do mês passado. A partir daquela data, e até o último fim de semana deste mês, a Londrina Iluminação promoveu uma revisão geral de todo o parque de iluminação pública, para checar os pontos faltantes e garantir a qualidade dos serviços. Londrina tem 4.268 ruas e 169 avenidas, além de pelo menos 295 praças.

 

De agora em diante, porém, a Londrina Iluminação precavidamente passará a disponibilizar dois canais exclusivos para os usuários londrinenses informarem onde eventualmente ainda pode haver, por alguma anomalia técnica, luminárias antigas. Após a abertura do chamado, equipes especiais de operação da companhia tomarão as providências necessárias. Os canais disponíveis são o 0800-400-4343 e o email [email protected].

 

“Pode ser que haja um ponto aqui ou ali que ainda não foi trocado. São pontos que, por algum motivo, ainda não constavam em nosso cadastro inicial; pode haver alguma deficiência técnica localizada e pontual; falta de rede elétrica [onde as luminárias são ligadas], alguns problemas menores e, principalmente, os constantes e preocupantes furtos de cabos (fios) dos postes, o que têm trazido muito transtorno para nós, para a Copel e para toda a comunidade”, explica o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi. “Estes problemas precisam ser solucionados para que as novas luminárias sejam instaladas. Tais demandas, contudo, já estão sendo tratadas e esperamos uma solução o mais breve possível”.

 

O programa “Londrina Cidade Iluminada”, com a substituição das antigas luminárias por LED, é um plano original inteiramente previsto e executado pela gestão do prefeito Marcelo Belinati. Para ele, Londrina fica mais segura e bela com a iluminação LED: “O LED traz mais sensação de segurança para as famílias e deixa as ruas e praças mais claras e com cores mais vivas. Agora podemos dizer que Londrina tem, com toda certeza, a melhor iluminação pública do mundo”.

 

Além da sensação de segurança, a tecnologia da iluminação em LED proporciona iluminação mais adequada, conforto e prazer, melhor definição das cores à noite, melhor visualização do tráfego de veículos, melhor mobilidade urbana, boa ocupação das praças e jardins pelas famílias e mais luz com menos custo, proporcionando uma economia que pode ficar entre 27% e 30%.

 

Para iniciar o programa, a prefeitura e a Londrina Iluminação estabeleceram critérios específicos a serem seguidos até o final da execução, como a substituição das antigas lâmpadas de mercúrio, troca de braços e luminárias antigas, atendimento de lugares ermos ou muito escuros, ruas com grande fluxo de pedestres, praças e o entorno de escolas, UBS e creches (o chamado “cinturão de segurança”), avenidas, vias arteriais e vias coletoras dos bairros.

 

Novos projetos – A partir de agora, com o fim do processo de modernização, a Londrina Iluminação vai se debruçar em cima de novos projetos voltados à iluminação pública. Há pelo menos dez planos, alguns já em execução, como a manutenção da iluminação pública; a manutenção da iluminação decorativa nos monumentos; o programa anual de iluminação natalina, a implantação de iluminação em quadras de esportes, em campos de futebol e em viadutos, e o programa de modernização de todo o campus da UEL, que já está em andamento e que deve se encerrar dentro de dois meses.

 

Há ainda o projeto de telegestão do parque de iluminação, a extensão de rede de iluminação ao longo de 23 km da PR-445, a implantação de iluminação fotovoltaica (luz solar) em espaços públicos e áreas onde não há energia elétrica de baixa tensão, que já estão para ser executados, e o projeto da “Torre de Observação Rural”, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social.

 

Além disso, a prefeitura, também por meio da Londrina Iluminação, já começou a executar projetos de extensão de rede elétrica para possibilitar a ligação de luminárias em vias que ainda não contam com o benefício. O primeiro serviço começou semana passada em um trecho de 1.860 metros na Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, zona sul, ligando o Distrito do Espírito Santo até a localidade conhecida como “Venda dos Pretos”. O local em breve terá 53 luminárias LED instaladas.

 

Para dar conta do trabalho, a Londrina Iluminação foi habilitada pela Copel a executar qualquer serviço relativo à rede de baixa tensão. Visando oferecer agilidade e atendimento a estas localidades, a LI faz a instalação da rede e, após a inspeção de técnicos da Copel, a companhia londrinense faz a instalação das luminárias.

 

SERVIÇO

Para comunicar e informar a Londrina Iluminação sobre algum poste que ainda não tem LED, use os canais 0800-400-4343 (ligação gratuita) ou o email [email protected].

Publicado em: 30/07/2024 08:57