Colaboradores da Londrina Iluminação (LI) estiveram em São José dos Campos, em São Paulo, integrando uma comitiva de 22 profissionais londrinenses que foram conhecer projetos relacionados à certificação daquele município como “Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável”. Estiveram presentes, pela LI, a arquiteta Marcela de Oliveira Ribeiro, gerente de Planejamento e Projetos, e os engenheiros Guilherme Akio Hayasaka e Wagner Yoshihito Nishi. Eles foram a convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e fizeram parte de uma delegação que também contou com diretores de autarquias municipais, empresários e representantes de entidades, entre outros. A proposta foi conhecer o ‘ecossistema de smart-cities’ da cidade paulista.
No encontro, os anfitriões apresentaram projetos como a “Linha Verde”, os semáforos inteligentes, o terminal de abastecimento dos Veículos Leves sobre Pneus (VLP), a “Zona Azul Eletrônica”, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) e a Sala do Empreendedor, além do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), considerado o melhor projeto de segurança e inteligência do país.
Segundo a arquiteta Marcela Ribeiro, a missão técnica na cidade paulista foi uma iniciativa importante pela oportunidade de trocar experiências e conhecer profissionais de diferentes áreas que trabalham pelo desenvolvimento de Londrina. “O mais interessante foi entender que uma cidade inteligente é, antes de mais nada, uma cidade criativa e que com interesse, dedicação e trabalho focado em resultados, é possível obter não só as certificações de Cidade Sustentável, Resiliente e Inteligente, mas principalmente a melhoria real dos serviços públicos e da qualidade de vida”, esclareceu.
(Com Beatriz Rosa, da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos)