Acessibilidade
0800-400-4343
[email protected]

Baixe nosso app

Problemas na Iluminação Pública?

Abra um chamado Consulte um chamado aberto
Manutenção energia
Jardins Pérola e Monterrey, na zona leste, agora com LED. Foto: Augusto Soares/LI

Mais um mês e a prefeitura entrará na fase final da modernização da iluminação pública de toda a cidade. A Londrina Iluminação, delegatária do serviço no município, já concluiu 92,5% de todo o parque de iluminação. Londrina tem cerca de 65 mil pontos de luz, sendo que 61.806 precisam ser modernizados com a colocação de luminárias LED. Até agora, 57.157 pontos, incluindo muitas praças que tinham lâmpadas antigas, já receberam as melhorias.

 

“Continuamos avançando sem parar em todas as frentes. Nós praticamente já concluímos, por exemplo, quase todas as praças e rotatórias que tinham a antiga iluminação, que são menos eficientes. O prefeito Marcelo Belinati deseja que entreguemos Londrina com 100% LED, e vamos conseguir”, destaca o presidente da companhia londrinense, Claudio Tedeschi.

 

Apesar dos avanços, Londrina ainda tem dezenas de bairros, vilas e localidades que ainda precisam receber as melhorias. Nesta semana mesmo equipes da empresa estão atuando em quatro deles: Vila Recreio e Parque Bom Retiro, no centro, e nos jardins Morumbi e Interlagos, na zona leste, onde estão sendo colocadas 219 unidades de LED. Parte destas localidades já havia recebido LED anteriormente e agora está sendo concluída. Ao todo, naquelas áreas, estão sendo contempladas agora 22 ruas. O trabalho para todas as trocas das luminárias deve levar cerca de duas semanas, dependendo das condições meteorológicas.

 

Além de vários bairros e vilas, ainda há uma série de avenidas e outras vias importantes a serem concluídas. Na zona leste, por exemplo, aparecem os bairros e jardins Boa Vista I, Lolata, Gayon, Brasília, Cambará, Jardim Alah, Caravelle 1, Miriam, Dom Pedro I, Roveri, algumas ruas do Jardim Tanerife e Parque Tauá, entre outros, além de avenidas como a João Ribeiro de Barros e Máximo Peres Garcia, Rua Bartira e outras daquela região, além do próprio Parque das Indústrias Leves e o Parque Industrial Buena Vista, próximos de Ibiporã.

 

Já na zona sul tem ainda por fazer os jardins Igapó, São Vicente, Garcia Cid e toda a região, ruas da Gleba Palhano, avenidas Ademar Pereira de Barros e Garibaldi Deliberador, e as vias públicas dos condomínios atrás do Catuaí Shopping, incluindo a Rodovia Mábio Gonçalves Palhano e Rua Adalberto Luís Pirolo, entre outras.

 

No centro da cidade, por sua vez, faltam concluir o Parque São Cristóvão, Vila Conceição, parte da Vila Nova e toda a Vila Recreio e região, além da parte debaixo da Avenida Duque de Caxias, entre a Leste-Oeste e a Avenida Brasília, entre outros pontos da região que também precisam da nova iluminação.

 

Na zona norte, têm as vias da Estância Dellaville e do Condomínio Heimtal Park, entre outras, além da própria Rodovia Carlos João Strass e algumas vias que cruzam alguns bairros da região. E na zona oeste, há ainda ruas próximas do Cilo II (Parque das Allamandas) e a Avenida Cruzeiro do Sul, entre outros pontos daquela região.

 

Mapa da cidade – Um “pente fino”, porém, será feito em breve em toda a cidade, de acordo com o mapeamento de todo o perímetro urbano elaborado pela Londrina Iluminação. Segundo o diretor de Operações da LI, Alexander Farias Fermino, nada vai ficar para trás: “Vamos terminar tudo. Se ainda não chegamos em uma determinada localidade é porque a gente segue critérios técnicos muito específicos”. Ele lembra, inclusive, que todas as sedes dos distritos, incluindo patrimônios e vilas rurais, já estão com LED.

 

Oportunamente a Londrina Iluminação estará abrindo espaço para o próprio cidadão indicar onde ainda é preciso modernizar a iluminação pública. “A cidade é um organismo vivo, ela vai crescendo e a gente tem que acompanhar. Vai ser importante as pessoas apontarem onde ainda falta colocar LED”, destaca Claudio Tedeschi. Muitas vezes – diz o presidente – tem um ou outro poste que ainda não foi trocado, “isso ocorre porque quando nossas equipes estavam lá no bairro geralmente havia alguma obstrução ou carro parado debaixo do poste e na hora não deu pra trocar. Às vezes, acontece, mas vai ser tudo trocado”, garante.

Publicado em: 03/05/2024 12:26